Porque decidi vender meu carro e investir o dinheiro?

Post inspirado pelos verios e ofli

Certamente, há 3 meses, esse foi um passo maravilhosamente bem dado.

Tudo começou com a vontade de querer mais liberdade e claro, com a indignação de ser “assaltada” com o altíssimo preço que pagamos por sermos escravos de um automóvel, aonde culturalmente somos criados para ter sempre um ou dois na garagem.

No nosso caso:

  • moramos perto do trabalho e o tempo no transporte é curto e as conduções são vazias;
  • com isso não enfrentamos trânsito ruim (escolher morar no centro foi opção há três anos qndo percebemos que ter qualidade de vida é ter Tempo)
  • o comércio de Brasília é muito completo e variado;
  • estamos muito próximas do metrô e do ônibus;
  • não temos filhos;
  • nossos estudos são online (faculdade e cursos de idiomas);

Vantagens de ficar sem carro:

  1. Não me preocupo com estacionamento (nem pago por isso);
  2. Não me importo com o posto que tem a gasolina mais barata;
  3. Não pago mais para lavar o carro;
  4. Menos uns impostos a pagar: IPVA, licenciamento e DPVAT;
  5. A possibilidade de adquirir multas de trânsito caiu drasticamente (Brasília existe um exército de “pardais”);
  6. Posso beber sempre que eu quiser;
  7. Não pago mais seguro;
  8. Não me preocupo com flanelinha;
  9. Não precisa ter dinheiro na carteira pra andar de Uber ou Cabify;
  10. Não me preocupo e nem pago pelas revisões e manutenção do carro;
  11. Acabo me exercitando um pouco mais, pois faço pequenas caminhadas diárias;
  12. O dinheiro do carro está rendendo num fundo de investimentos;
  13. Não possuo um bem na garagem depreciando dia após dia.

Desvantagens de ficar sem carro

  1. Ter que suportar a falta de educação e o mal humor dos motorista e cobradores;
  2. Ficar desconfiada toda vez que tô numa estação de metrô ou ponto de ônibus;
  3. Limpo meus sapatos com mais frequencia agora;
  4. Fico suada às vezes na caminhadinha;
  5. Tenho que esperar em média 5 minutos pela chegada de um motorista quando peço no App.

 É claro que não é uma decisão fácil e que isso não se encaixa para todos os perfis. (longe de mim querer evangelizá-los). Sabemos que o transporte público no Brasil é um lixo !

Mas vamos falar de custos:

depreciação

Note que o carro depreciou na média de R$1.200 por ano e que além de economizar aquilo tudo ali por ano, o valor está investido somando ganhos que a longo prazo pode dar pra fazer boas coisas.

Note que esses valores médios na tabela estão bem baixos, pois não contei troca de peças caras que estragam com o tempo como escapamento, armotecerdores ou troca de pneus. Calculei uma multa média por ano e 33,00 por mês de estacionamento, mas em Shoppings e Cinemas muitas vezes gastamos mais pois Brasília tem um custo bem alto.

Hoje, nós duas juntas, gastamos na média de 280,00 de ônibus e 100,00 de Uber por mês, o que dará aproximadamente R$4.500 por ano. Além disso o dinheiro rende no Fundo, aproximadamente,  uns 14% ao ano.

Coisas que mudaram: tenho comprado algumas coisas pela internet com frete incluso, tenho me sensibilizado mais com as pessoas nas ruas, vira e mexe um amigo oferece uma carona e eu ganho um bate-papo legal!

Passou de 2km ou ta muito Sol eu chamo Uber. Tbm para fazer compras de supermercado, sair a noite ou fim de semana, dias de chuvas e para viajar eu preferiria alugar um carro, que também não é caro como muitos pensam. (mas prefiro mesmo avião)

Por enquanto nada nos incomoda e estamos bem felizes assim, mas como tudo muda com o tempo, quem sabe daqui uns anos eu não troque tudo por uma magrela? Ou compro um caminhão? 🙂

20170105_083231

Vendido em  06/01/17: simples, econômico mas eficaz!
Deixe um comentário

