Porto Seguro/Arraial/Trancoso – FÉRIAS!!! (PARTE I)

Então, depois de quarto anos consegui tirar 20 dias de férias e aproveitamos para fazer nossa Lua de Mel pós-casamento oficial!

Decidi conhecer as praias da Bahia, porque sempre me falaram que eram calmas e mornas. Eu conheço bem as praias geladas do SUL e o mar agitado e frio do Rio de Janeiro, queria sossego e então decidi por Porto Seguro facilmente!

Comecei a planejar esta viagem 10 meses antes do embarque. Comprei as passagens pela GOL a R$ 175,00 cada (ida e volta do casal com as taxas, quase R$ 800 com direito a parcelar em 10x). Pesquisei vários hoteis e pousadas em frente ao mar e optei pelo ABROLHOS PRAIA HOTEL que ficar na Av. Beira Mar, é bem barata e ainda dividia em 3x no cartão com a reserva pelo site.

O atendimento é excelente! O café da manhã é razoálvel (pão, manteiga, frios, leite, café, frutas e bolos), mas achei a cama desconfortável (colchões velhos), cheiro ruim no ralo do banheiro e ar-condicionado barulhento.  – Pelo preço eu sabia que não seria mil maravilhas, mas cama cheirosa e banheiro cheiroso para mim é primordial!!!!!

Diária par casal: R$ 75,00 com café-da-manhã
Toalha de Praia: R$ 2,00 cada (aluguel)
Água 500ml do Frigobar: R$ 2,50

No terceiro dia pedi para trocar de quarto por causa do ar-condicionado e eles trocaram na maior boa vontade. / É um hotel que eu não pretendo voltar para me hospedar, mas para quem não liga muito e vai pela curtição da cidade, sem querer gastar muito, é uma boa pedida!

Porto Seguro possui ônibus 24 horas a R$ 2,50 a passagem. A balsa que faz travessia Porto Seguro – Arraial D’Ajuda tbm funciona 24hs todos os dias e custa R$ 3,50 por pessoa para ir. Para voltar não paga.

A avenida Beira Mar é essa da foto abaixo:

av beira mar

Totalmente sem estrutura para receber bem seus turistas.  (Eu juro que assustei! Nada parecido com as outras que já visitei)
Não há calçadas e nenhuma lata de lixo ao longo da via. Os pedestres andam pelo acostamento e dividem espaço com dezenas de ônibus de turismo estacionados nele. CVC comanda o local!

Esta avenida liga o centro da cidade à praia da Coroa Vermelha (última praia antes de Santa Cruz de Cabralia).

Depois de 3 dias na praia, pegamos 1 dia chuvoso e decidimos locar um Celta (o aluguel do Buggy é mais caro). Aluguei um Celta por R$ 80,00 a diaria (porq fiquei com ele 2 dias, se for só um dia fica por R$ 100).
Fomos a Stª Cruz de Cabralia (17km), onde os Portugueses ancoraram pela primeira vez, conhecer a pequena (minuscula) parte historica da cidade.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Chegando lá fomos abordadas por um rapaz que se ofereceu para nos acompanhar e que cobrava “na base de 20” reais.

Eu disse que tudo bem e ele poderia ir nos contando a historia do  local. É uma parte muito pequena que você conhece em 5 minutos e, juro, não precisa pagar “guia” nenhum!!!!!

No fim eu disse que não tinha 20 reais e ofereci um menor valor que eu tinha trocado, já que “na base de 20” não quer dizer 20!!!
Ele disse que não podia aceitar, porq o preço era 20. Eu tentei discutir com ele que “na base de 20”  não é 20…. mas o moleque não quis saber e logo me vi rodeada de outros 4 “guias”.
Eu disse que tinha uma nota de 100 reais, que ou ele trocava ou ele ficaria sem nada então. Eles rodearam, falaram que não tinham trocado e bla,bla,bla…. fui tentar trocar com pessoas que estavam lá perto e nada.
Foi quando eu disse “Sinto muito então se você não tem troco e não quer ficar com menos” – Rapidinho um dos rapazes me deu o troco e eu fui embora.

Depois deste episodio, não parei em nenhum local que tivesse bahiano ou indio pedindo diheiro, cuidando de carros ou falando que era “guia”  de qualquer merda lá.

Já tinha lido essas coisas em comentarios de turistas e, tenho que afirmar, a pior cidade praiana que já fui no quesito “maladragem”. Todos te pedem dinheiro, comida, bebida, qualquer coisa…. principalmente as crianças nas praias.

(Continua…)

Deixe uma resposta

