Discurso de Agradecimentos (Colação de Grau)

Boa noite caros educadores, formandos, amigos e familiares.

Quero agradecer primeiramente a Deus pela oportunidade oferecida a todos nós.

Agradeço também aos nossos mestres pelos ensinamentos transmitidos ao longo destes semestres e pela amizade demonstrada. Aprendemos muito mais do que estava previsto em nossa grade curricular. Aprendemos a escutar e a entender que ninguém consegue nada sozinho. Tivemos a possibilidade de enxergar os vários caminhos que só a vida, os homens e o conhecimento podem nos proporcionar. Obrigada professores, por acreditar em cada um de nós e pelo esforço, de todas as noites, transmitirem não só o que estava no planejamento, no caderninho, mas também o que estava no coração.

Esposos e esposas, irmãos, filhos, avós, namorados e amigos… reconhecemos em vocês nosso alicerce. Não conseguiríamos enumerar as circunstâncias nas quais a vocês recorremos ao longo da faculdade e de toda uma vida e obtivemos afeto, quer através de carinho, entusiasmo, ou mesmo, de um puxão de orelha.  Momentos de dúvida, afirmação, frustração e vitória… Distância, economias, ausências, estresse com provas e escolhas, dúvidas: a tudo isso submetendo vocês, e recebemos apoio. Por tudo, agradecemos do fundo de nossos corações.

Aqui estou para homenagear os pais também, o que é bem complicado, porque eu poderia agradecer por tudo, mas eles já sabem que somos gratos; poderia dizer um “eu te amo” sincero, mas o nosso amor eles também já conhecem. Os pais foram os nossos primeiros professores, nossos exemplos e os nossos pilares. Nos educaram com amor e não desistiram de nós mesmo quando não eram valorizados por isso, mesmo quando os respondíamos com desrespeito e ingratidão.

Ser um bom pai ou uma boa mãe não é uma tarefa fácil. Muito pelo contrário.. é uma das mais difíceis de ser realizada. Não é apenas ensinar o que é certo ou errado, ajudar nos primeiros passos, nos dar confiança no primeiro dia de aula, elogiar nossos desenhos sem sentido da infância e nos persuadir a pronunciar a primeira palavra… seja ela ”mamãe” ou ”papai”. Não… ser pai ou mãe é mais que isso. É rir conosco nos momentos de felicidade e acalmar nossas lágrimas nos momentos de tristeza; é disciplinar, mas nunca esquecer de amar. É, muitas vezes, ter adiado seus próprios sonhos, para que os nossos pudessem se tornar realidade. É se entregar de corpo e alma, sem esperar nada em troca. É ajudar na construção do nosso caráter e dos nossos princípios. É ensinar os segredos dessa caminhada chamada VIDA, mas deixar-nos livres para errar quantas vezes for preciso.

É por isso que agradecemos de todo o coração e dedicamos a vocês pais, aqui presentes, ausentes ou que por um ou outro motivo não estão entre nós, o início de uma nova fase de nossas vidas. A felicidade de hoje também é de vocês, porque foram o seu amor, carinho e estímulo, as ferramentas da nossa vitória. Termino, então, com uma citação de Rui Barbosa, que diz:

”Se um dia, já homem feito e realizado, sentires que a terra cede a teus pés, que tuas obras desmoronam, que não há ninguém à tua volta para te estender a mão, esquece tua maturidade, passa pela tua mocidade, volta à tua infância e balbucia, entre lágrimas e esperanças, as últimas palavras que sempre te restarão na alma: minha mãe, meu pai”.

2 pensamentos sobre “Discurso de Agradecimentos (Colação de Grau)

  1. quero agrandecer primcipalmente a deu pela oportunidade
    obrigado professores educadores eu me um dia eu vou sentir uma saudades amos voces
    ter ensinado são dedicados otima profiscionais ao diretores a nossa conversas bricandeiras

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s