Lá se vão 10 anos…

Daí que há 10 anos começava a minha história profissional…

Neste mês tão importante para mim, comecei a relembrar durante vários dias algumas passagens deste caminho e resolvi compartilhar aqui com vocês.

Antes era Tatiana Sá, depois somente Tatiana e, desde 2010, Tatiana Saoli (sugestão da minha amiga Silma que não gostou da minha ideia de “Tatiana Saveira” …rsrsrs…).

Em julho de 2001, na cidade de Sobradinho, eu fazia minha primeira apresentação (certa da profissão que queria) cantando e tocando violão num recital do Teatro local.

Desde pequenina sonhava em ser cantora, havia me apresentado pela primeira vez aos 6 anos de idade na escola que estudava e depois em algumas rodinhas com ajuda de amigos da família. Até os 16 anos muitas dúvidas existiam, muitas perguntas me faziam e eu estudava relutantemente outra ideia para ser outra coisa. Até aprender a tocar um instrumento: o violão.

Daí, que o sucesso da primeira apresentação me trouxe coragem suficiente para bater no peito a paixão pela música sertaneja (que até então não era tão popular entre os jovens e nem em Brasília), esquecer a timidez e dar início as pequenas apresentações. Entrei numa banda da turma da escola, lutei por cada ensaio e showzinhos que fazíamos. Conseguimos gravar um CD demonstrativo que rendeu muitas alegrias e frustrações.

Aos 18 anos voltei para Campo Grande à procura de sucesso no gênero, mas a insegurança e minha timidez atrapalharam nos primeiros meses. Até conhecer uma grande amiga (Rose) que conseguiu o primeiro barzinho que me permitiu cantar muito tempo e ainda colher muitos frutos daquelas noites ali.
Desde então foram bares e mais bares, trailers, pizzarias, cabarés, restaurantes, festas, reuniões… e eu não queria mais nada além de continuar cantando.

Hoje, aos 26 anos, me lembro de cada dificuldade, cada lágrima, cada sorriso, cada comemoração que existiu nesse pequeno caminho.

Ainda em Brasília, aprendi que o técnico de som é o cara responsável pelo seu sucesso ou o seu fracasso num show (vivido a flor da pele).
Aprendi que ser humilde é virtude, mas ser humilde demais é defeito.
Aprendi que quando a gente passa a ser uma pessoa pública temos que ter muito cuidado com palavras e atitudes.

Tive dias cruéis… pensei algumas vezes em parar e ir atrás de outra coisa… já dei um tempo da música (as vezes é preciso férias… respirar… descansar…refletir…), já sofri preconceito e aprendi a como lidar com ele… já aguentei tantas…

Lembro das madrugadas, sem carro, que voltava para casa, nas ruas desertas, carregando os equipamentos no braço com essa minha amiga… outras que voltei sozinha e com medo… lembro das noites que surgiram outros amigos pra ajudar… um desconhecido bacana que dava carona… ou o próprio dono do bar que me deixava em casa…

Dos dias que ganhei um cachê pequeno, dos que saí com o bolso cheio, dos dias em que voltei pra casa sem nada… do meu primeiro cachê há 10 anos, num hotel fazenda, que foram 2 queijos minas…

Lembro de uma oportunidade, numa grande casa da cidade, em que de tão nervosa esqueci tudo que sabia e saí do palco de cabeça baixa… lembro de quando perdi a voz num show e tive que terminar antes da hora marcada… lembro dos amigos e colegas que fiz… dos aplausos… das portas na cara… das críticas e elogios… das vezes que conseguia vários contatos para outros shows… de quando entrei num estúdio pela primeira vez… de quando ouvi minha música na rádio… da primeira entrevista na TV e no Rádio… o primeiro show em outra cidade (num frio de 2 graus: Porto Murtinho/MS)… da primeira vez que meu violão quebrou e o quanto eu chorei por isso… de quando toquei em comícios… e do calote que tomei também…rs…

Relembro os sacrifícios que meu pai fez para me ajudar todas as vezes que precisei… de tudo que minha mãe pode fazer, da minha madrinha que deu grande força para o acabamento do último CD, do músicos que tocaram comigo, da confiança que depositaram e depositam, dos produtores Guarany e Davi Ávila, dos radialistas e,  de tantas outras pessoas que me ajudaram… algumas que me passaram a perna… outras que eu briguei e perdi a cabeça… Dos concursos de TV que estive presente… e das decepções que elas causaram…

Mas o melhor de tudo… é que fiz muitos amigos, muitos colegas e muitos fãs… sou uma pessoa feliz na profissão que escolhi e hoje compartilho com vocês a alegria de comemorar a primeira década dessa história que terá ainda muitas outras décadas pela frente!!!!!

Obrigada a todos!
Obrigada por cada crítica!
Obrigada por cada aplauso!
Obrigada por tudo!

Tatiana Saoli

Abaixo, vídeo com a música que apresentei em julho de 2001, no Teatro de Sobradinho. rsrs

34 pensamentos sobre “Lá se vão 10 anos…

  1. Eiita!
    10 anos, hein…
    Vc so esqueceu de colocar aí quando cantavamos “Evidências” enquanto balançavamos no balanço da sua nova, minha antiga, casa.
    Ou quando passavamos a tarde toda enfadas na “sala de som” da mesma casa, cantando Chuva de Prata e Whisky à Go-Go, do discão da Novela “Um sonho a Mais”, que eu ñão tenho ideia de quando passou na TV, mas seus pais tinham o disco e a gente A D O R A V A!!
    hhahahahahha
    Sempre musical!
    tenho muito orgulho de ser sua mana de coração!
    te amo muito muito!
    Parabéns por esses brilhantes e dignificantes anos de amor à um sonho!

    • Éhh mana, 10 anos. O tempo voa, não?!
      Essa parte aí da história não deu pra colocar…rs.. Vc esqueceu de quando ficávamos debaixo da árvore cantando “o bruxinha bunitinha da vassoura de capim…” pra’quela vizinha que a gente A-MA-VA!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      Nossa! Aquele vinil sumiu mana!!
      Tenho orgulho de ti tbm. Um grande beijoe OBRIGADA!!!!!!!!!

    • Obrigada Marcelo. Não vamos deixar, né? Nem eu e vc. Obrigada por ter feito parte dessa estrada linda… obrigada por me dar o prazer de ter tido sua guitarra nas minhas musicas cara. BEIJO e sucesso aê!!

  2. Parabéns minha irmã, mesmo não gostando de sertanejo você conquistou meu respeito pela, qualidade vocal e musical mas principalmente pela persistência e garra na luta diária do seu sonho… e como todo vencedor você aprendeu que o que importa não é o fim (sucesso) mas o meio (caminho), e as experiências que adquiriu. Parabéns pela história de vida!!!

    “quem acredita sempre alcança” 😉

    • Nao precisava me fazer chorar cara…
      Obrigada mano. Principalmente, por nao gostar de sertanejo e me mostrar grandes outras influencias para minha vida musical e pessoal. Obrigada por sua paciencia…rs.. E principalmente por prestigiar sempre. Te amo!
      Quem acredita sempre alcança!

  3. Parabéns minha amigaaaa…. conheço vc tão pouco tempo, mas o bastante já pra admirar muito vc….. ainda mais agora por saber da sua tragetória e que não foi nada fácil….. Adoroooo vc amigaaaaa…. Parabéns pela sua força e persistência…..

  4. Parabéns, filhota! A estrada ainda é longa, mas sem dúvida esse dez primeiros anos foram muito significativos… Que Deus te abençoe com muito sucesso pelos próximos dez, vinte, trinta anos… só não vale esmurecer. Lembre-se, Deus faz tudo perfeito, e a seu tempo. Te amo!
    Beijos! Sua maior fã…

  5. Mãe… obrigada pelo seu carinho aqui tbm!!! Se nao fosse vcs a estrada seria muito, mas muito mais dificil…
    Ainda me lembro de vc me ajudando a decorar a letra da musica q apresentei no colégio Dinamico (“Nascemos pra cantar”), somente com 6 anos. Vc tbm faz parte dessa felicidade e sucesso. Te amo pra sempre… te amo demais!!! BEIJO

  6. Eu agradeço a Internet.
    Ela me permitiu acompanhar (e continuar acompanhando) uma história de sucesso que está sendo escrita.
    Te conheci assim, Tati…por um acaso. Um post, um comentário…não lembro bem. Só sei que fico feliz de tê-la conhecido e de desejar de verdade todo o sucesso do mundo pra vc. Assim, gratuitamente.
    Sem interesse, sem expectativa, com sinceridade.
    Parabéns pelos 10 primeiros anos. Muito sucesso (mais ainda) está por vir.
    Um grande beijo em você e no seu talento.

  7. Parabéns, Cabeça!!!
    Você sabe que não sou de muitas palavras, mas meu desejo, do fundo do meu coração, será sempre o mesmo…SSSSUUUCEEESSOOOO!!!
    Beijos!
    Evanir

  8. Nada de lágrimas, motivos maiores p sorrisos nesses 10 anos!!!
    Nas madrugadas frias, chuvosas, quentes…a pé, de carona, de bus…direto p casa?hummm só qdo todos os bares da Cidade estavam fechados, ao contrário tinha a paradinha p a gelada da noite p comemorar o sucesso do show ou p desabafar e jogar fora o estresse do bolso vazio kkkkkkkkkkkk

    Sucesso!!!

    • Oi Rose. Obrigada por comentar e, principalmente, por fazer parte deste caminho. Por ter estado ao meu lado nas horas boas e ruins… por ter me ajudado a carregar as coisas, por tomar a gelada comigo antes e depois do show, por rir das minhas mancadas e por me consolar quando precisava… Obrigada, mesmo, por tudo!!! rs|
      Beijo.

  9. Pois é! Dez anos se foram. Um longo caminho de luta, né?
    E agora, mais do nunca, é hora de seguir em frente e persistir.
    Desejo que saibas enfrentar com coragem os grandes desafios que a vida possa te trazer e tenho certeza que vencerás com êxito todas as provas pelas quais tenha que passar.
    Te conheço faz pouco tempo, mas tenho grande admiração por vc, por seu talento, sua história, sua garra e principalmente por acreditar em um sonho e lutar por ele.
    Vc é e sempre será uma pessoa especial demais na minha vida.
    Agradeço a Deus pela oportunidade que tive de te conhecer e por partilhar um pouquinho desse tempo com vc.

    Que a cada década vc tenha mais e mais motivos para comemorar.
    Beijos!!!

  10. Obrigada!!! Um longo caminho sim… mas, muito prazeroso!
    Eu desejo a mim mesma, também, coragem e determinaçao para continuar passando pelos obstáculos e continuar vencendo. Um grande beijo obrigada por passar aqui!

Deixe uma resposta

